Quantcast
Channel: Canal Viva - Coluna do Nilson Xavier » Pantanal
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

A verdade sobre “O Dono do Mundo X Carrossel”

$
0
0
Fernanda Montenegro como Olga Portela em "O Dono do Mundo" (Foto: CEDOC/TV Globo)

Fernanda Montenegro como Olga Portela em “O Dono do Mundo” (Foto: CEDOC/TV Globo)

Assim que o Viva anunciou a volta de “O Dono do Mundo”, li alguns comentários reclamando da escolha da novela pois ela “havia sido um fracasso e perdido de lavada para Carrossel, do SBT”, na época de sua exibição. Achei nesta afirmação um bom motivo para fazer uma pesquisa, na qual tive a colaboração do amigo Fábio Dias.

Esse tipo de afirmação me remete a uma lenda urbana de nossa TV: a de que “Rainha da Sucata” perdia para “Pantanal”, da Manchete. De fato, novelas de outras emissoras, hoje reconhecidas como “grandes sucessos”, os são por uma série de qualidades – não apenas pela aclamação do público e crítica, muito menos por números de Ibope.

Minha intenção neste post não é justificar que determinada novela de tal emissora é “melhor” que a de outra emissora. Tampouco justificar qualidade através de números de audiência. Não vou questionar se “Pantanal” era melhor que “Rainha da Sucata”, ou “O Dono do Mundo” melhor que “Carrossel”. O foco não é a “qualidade” das atrações. Meu intuito aqui é apenas passar a limpo os fatos referentes às suas audiências.

E o fato é que, há praticamente 45 anos, a novela das oito da TV Globo (ou das nove, como queiram) é líder de audiência, independentemente do quão boa ou famosa era a novela da outra emissora concorrente no horário, ou quão “ruim” fosse a atração global. Lógico que trato de média final, a computada ao término da novela, porque, isoladamente, em alguns capítulos, é possível que essa média tenha oscilado e até perdido para a concorrência. Mas, no geral, há 45 anos, a principal novela da Globo é o produto mais visto da TV aberta brasileira – inclusive hoje em dia, tempos de concorrência fortíssima com as mídias modernas, em que os números de Ibope despencam em queda livre a cada nova novela.

Capas das trilhas das novelas "Carrossel" e "Rosa Selvagem" do SBT (Foto: Reprodução/Internet)

Capas das trilhas das novelas “Carrossel” e “Rosa Selvagem” do SBT (Foto: Reprodução/Internet)

Voltando ao tema do post: é incorreto afirmar que “O Dono do Mundo” perdia para “Carrossel” – isso nunca aconteceu! “O Dono do Mundo” sempre teve mais audiência que a novela mexicana exibida no SBT. Em momento algum, nem em capítulos isolados, a audiência de “Carrossel” foi maior que a da novela da Globo. A trama de Gilberto Braga começou derrubando a audiência do horário, por conta da rejeição do grande público, mas, aos poucos foi se recuperando.

O Dono do Mundo” estreou no dia 20 de maio de 1991, às oito e meia da noite. Nesta mesma data e horário, o SBT estreou duas novelas importadas: “Carrossel” e “Rosa Selvagem”. Com a desaprovação inicial pela história de Gilberto, a audiência no horário despencou. Grande parte deste público migrou para as novelas xicanas do SBT. A emissora de Silvio Santos, percebendo esse interesse crescente por “Carrossel”, resolveu mexer na grade, adiantando o horário de exibição da novela para as oito da noite, para bater de frente com o “Jornal Nacional”.

Esta estratégia do SBT era sábia, pois o JN alavancava a audiência de “O Dono do Mundo”. Sua intenção era minar ainda mais a novela da Globo. Sendo assim, pouco tempo depois da estreia, “O Dono do Mundo” deixou de bater de frente com “Carrossel”. A concorrência direta durava apenas dez ou quinze minutos, no máximo, e logo a novela infantil era substituída por “Rosa Selvagem” (durante a exibição de “O Dono do Mundo“, “Rosa Selvagem” foi substituída por outra importada: “Quinze Anos“).

Apesar de toda a repercussão e sucesso da trama dos alunos da Escola Mundial, e apesar da enorme fuga da audiência do folhetim de Gilberto Braga, – diferente do que alguns possam achar -, “O Dono Mundo” sempre teve uma audiência maior que “Carrossel” e, durante a maior parte da exibição dessas novelas, elas mal batiam de frente.

Stênio Garcia (Herculano) e Malu Mader (Márcia) em "O Dono do Mundo" (Foto: CEDOC/TV Globo)

Stênio Garcia (Herculano) e Malu Mader (Márcia) em “O Dono do Mundo” (Foto: CEDOC/TV Globo)

“Pantanal” sim, venceu a Globo em audiência.

Pantanal” e “Rainha da Sucata” também não concorriam diretamente. A princípio, a trama da Manchete só começava após o término da trama da Globo. E, em algumas ocasiões, a exibição das duas novelas só foi concomitante por, no máximo, dez minutos. Como “Pantanal” não concorria com a principal novela global, era mais fácil a trama da Manchete ganhar da Globo no Ibope, pois concorria com os programas que vinham após “Rainha da Sucata”, tradicionalmente de audiência menor – inclusive a novela “Araponga”, lançada na época.

Outros casos como os que descrevi também ficaram notórios. A novela “Mulheres de Areia”, de Ivani Ribeiro, a versão original da Tupi, exibida entre 1973 e 1974, nunca teve mais audiência que sua concorrente da Globo, “O Semideus”, de Janete Clair. Mas é inegável que “Mulheres de Areia” é mais famosa, mais lembrada, mais citada. Assim como “Pantanal” e “Carrossel”. Se são ou não melhores em termos de qualidade, esse é assunto para outro post! ;)


Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Latest Images

Trending Articles



Latest Images